A biblioteca, com capacidade para 75 lugares sentados, é o principal centro de informação da Fundação Cupertino de Miranda e tem como missão reunir e disponibilizar aos seus utilizadores informação das mais diversas áreas do conhecimento.
Os cerca de 59.000 volumes que constituem o seu acervo documental encontram-se distribuídos por 8 salas. Destacam-se algumas temáticas, nomeadamente a Camiliana (bibliografia activa e passiva), a Camoniana, a Arte e os manuscritos e documentos sobre o Louro. Actualmente, com especial atenção para o Movimento Surrealista, salientam-se os arquivos e bibliotecas pessoais de Cruzeiro Seixas, Ernesto Sampaio e Mário Cesariny.
Distinguem-se algumas edições raras: um dos doze exemplares da tiragem, impressa em pergaminho e ricamente encadernada, da edição de Emílio Biel de Os Lusíadas, comemorativa do terceiro centenário da morte do Poeta, assim como um exemplar Fac-Símile do Cento Tavole del Codice Resta.
O catálogo está acessível aos seus utilizadores através do Sistema de Informação Integrado Porbase5.
A biblioteca está equipada com três pontos de trabalho para os utilizadores (três computadores) e disponibiliza Internet sem fios em toda a sua área. Possui um espaço para a leitura de periódicos.
Realizam-se exposições temáticas sobre personalidades de destaque no mundo das letras e, sobre vários temas de promoção do conhecimento.